As pinturas foram doadas ao Museu Nacional do País de Gales na
década de 1950. Dadas como falsas após a realização de testes, as obras
acabaram guardadas nos depósitos, e só recentemente foram resgatadas e
sua autoria comprovada
The Beacon Light. |
Margate Jetty. |
Segundo conta a atual curadora do museu, Beth McIntyre, em 1956, quando os testes foram realizados, “Off Margate e Margate Jetty foram avaliadas como não sendo obras dele. The Beacon Light foi considerada uma obra que continha esboços iniciais rudimentares de Turner pintados por cima por outro artista, o que fez com que ela não fosse considerada uma obra de Turner”. Depois daqueles exames, conta McIntyre, a cada nova tecnologia de testes de autenticidade que surgia, as pinturas eram novamente levadas ao laboratório, mas os resultados invariavelmente indicavam falsificação. A questão parecia dada por encerrada.
Há dez anos, porém, McIntyre assumiu a curadoria do museu e tomou conhecimento das três obras: The Beacon Light, Off Margate e Margate Jetty. Impressionada com a beleza dos quadros, que pareciam legítimos Turners, ela resolveu investigar novamente a questão.
Desse modo, ao longo dessa última década foi realizada uma nova investigação utilizando métodos mais modernos de testes, que combina análises de raio-x, luz infravermelha e exames de pigmento. Esses testes finais mostraram resultados conclusivos de que as três obras foram de fato pintadas pelo britânico William Turner.
Off Margate. |
As obras são da fase mais característica do pintor, mostrando paisagens marinhas a partir de um tratamento quase abstrato dos pigmentos. Margate Jetty mostra um porto envolto em neblina ao amanhecer; Off Margate mostra um pequeno veleiro navegando na linha do horizonte a partir da vista da praia; e em The Beacon Light, o pintor procura registrar um curioso efeito de luz que rasga o céu em um dia nublado.
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