terça-feira, 3 de abril de 2012

A Semana de 22, no jornal Causa Operária

Na edição que está nas ruas, o jornal Causa Operária traz a segunda parte do artigo “A Semana de 22: a insurreição armada do movimento modernista”, analisando o episódio sob a luz da revolução política por que passava o Brasil

No jornal Causa Operária dessa semana publicamos mais uma parte de nosso especial comemorativo dos 90 anos da Semana de Arte Moderna que se completa este ano.

Na edição que está nas ruas, o caderno de Cultura traz a segunda parte do artigo Semana de 22: A insurreição armada do movimento modernista. Na primeira parte, apresentamos os antecedentes imediatos da Semana, acompanhado de uma análise das transformações econômicas por que passava São Paulo e que levaram à formação do modernismo paulista. A segunda parte do artigo é O enfrentamento no Municipal, e trata dos acontecimentos na Semana propriamente. O texto oferece uma visão única do episódio, analisando de um ponto de vista marxista e revolucionário a Semana de Arte Moderna.

O artigo analisa o modernismo à luz da revolução política brasileira que se desenvolvia de forma latente na República Velha, interpretando o movimento modernista em relação com a crise do Exército expressa pelo tenentismo; e o crescimento do movimento operário, que leva à formação do PCB, o primeiro partido operário brasileiro.

São analisados também a ideologia do modernismo de 1922; os motivos pelos quais aqueles artistas organizaram a Semana; o significado histórico, social, político e cultural do evento, que são da maior importância.

Junto com as análises, o artigo traz também os fatos que tiveram lugar no Municipal entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922. Além do depoimento dos próprios participantes sobre os saraus, conferências e concertos, há também os relatos sobre a reação agressivamente hostil do público contra os modernistas; os ataques da imprensa conservadora contra a Semana e as análises das conferências de Graça Aranha, Menotti del Picchia, Ronald de Carvalho e Mário de Andrade, proferidas no Teatro.

Leia o jornal Causa Operária e acompanhe nosso especial. Ao longo de todo o ano o caderno de Cultura trará artigos analíticos acompanhando toda a trajetória da primeira geração modernista em todas as etapas até a instauração do Estado Novo.

Leia outras matérias de Cultura diretamente no portal Causa Operária Online, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário