sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Mostra paulista exibe filmes de Luís Buñuel

Promovida pela Biblioteca Roberto Santos, a mostra traz quatro filmes do cineasta espanhol realizados entre as décadas de 1950 e 70: ‘Os esquecidos’, ‘A via láctea’, ‘Tristana, uma paixão mórbida’ e ‘Esse obscuro objeto de desejo’
A partir desta sexta-feira, a Biblioteca Roberto Santos, localizada no bairro do Ipiranga, zona sul de São Paulo, começará a exibir a mostra O surrealismo de Luís Buñuel, trazendo quatro filmes do diretor realizados entre as décadas de 1950 e 70.

Os esquecidos, de 1950, é o primeiro filme da fase mexicana do diretor, momento em que ele realizaria algumas de suas obras-primas e conquistaria notoriedade mundial.

O filme se propõe a retratar, não o México das paisagens exuberantes e da cultura exótica que a burguesia mexicana vendia para o restante do mundo, mas o México marginal em que vivia a grande maioria da população, o país dos miseráveis ocultos, dos esquecidos, com sugere o título. Os protagonistas do filme são um grupo de jovens marginais que vivem em uma favela nos arredores da Cidade do México cometendo pequenos crimes. O filme, quando lançado, causou grande impacto pelo realismo brutal da história e da sordidez da vida daqueles adolescentes, filme realizado no momento em que o cinema neorrealista ganhava força na Europa do pós-guerra.

Já produções como Via Láctea, de 1969; Tristânia, uma paixão mórbida, de 1970 e Esse obscuro objeto de desejo, de 1977; rodados na França, pertencem à fase final de Buñuel, obras que destacam sempre a crítica do diretor à decadência dos valores burgueses e da sociedade em geral.

Via Láctea é lembrado como a mais agressiva crítica de Buñuel à Igreja. A obra acompanha as andanças de dois peregrinos vagabundos pelo caminho sagrado de Santiago de Compostela, na Espanha. Nessa jornada, eles vão se deparando com diferentes figuras bíblicas onde as heresias católicas são ridicularizadas.

Tristânia, uma paixão mórbida, é a adaptação cinematográfica de um romance do escritor Benito Pérez Galdós. A obra narra o processo de corrupção moral de uma jovem órfã, Tristana, que é seduzida por seu tutor, Don Lope, um homem muito mais velho.

Em Esse obscuro objeto de desejo, Buñuel coloca ao centro da trama um jogo de sedução entre um ricaço de meia-idade, Matheu, e Conchita, jovem de 18 anos cuja virgindade é seu “obscuro objeto de desejo” que Matheu persegue desesperadamente durante todo o filme. Ao mesmo tempo em que Conchita o seduz, não tem nenhuma intenção de consumar a conquista.
A mostra O cinema surrealista de Luís Buñuel será exibida entre os dias 19, 21 e 26 de outubro na cinemateca da Biblioteca Roberto Santos.

Programação:

19/10 – sexta-feira
19h - Os esquecidos 

21/10 – Domingo
16h – Via Láctea
18h – Tristana, uma paixão mórbida 

26/10 – Sexta-feira
19h – Esse obscuro objeto de desejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário