quarta-feira, 28 de março de 2012

Acompanhe os especiais do caderno de Cultura de Causa Operária

Ao longo do ano, o jornal Causa Operária publicará uma série de artigos no caderno de Cultura analisando em profundidade o significado tanto da Semana de Arte Moderna, quanto da fundação do PCB e do movimento tenentista

Neste ano, três acontecimentos da maior importância para a história brasileira completam 90 anos. São eles, a realização da Semana de Arte Moderna, a fundação do Partido Comunista Brasileiro e o Levante dos 18 do Forte de Copacabana. Todos os três, fatos marcantes que definiriam os rumos futuros da política e da cultura brasileira nos anos seguintes.

Os três acontecimentos estão também intimamente relacionados, pois são eles três manifestações distintas da Revolução Brasileira que se desenvolvia sob a crise da República Velha.
O surgimento do modernismo expressava a radicalização da intelectualidade burguesa; o tenentismo revelava a crise abertamente política e revolucionária que se desenvolvia no interior burguesia. A formação do PCB, por fim, revelava a crescente consciência de classe do operariado das grandes metrópoles industriais brasileiras. O PCB foi o principal resultado da experiência grevista acumulada no período anterior.

Buscando analisar mais profundamente o significado e o caráter desses três movimentos, o modernismo brasileiro, o tenentismo e o movimento operário, Causa Operária publicará ao longo do ano uma série de artigos teóricos.

Na edição de Causa Operária que está nas ruas essa semana, foi publicado um especial sobre os 90 anos da fundação do PCB. Fora esse especial, no caderno de Cultura está também sendo publicada, todas as semanas, a série 90 anos da Semana de Arte Moderna, acompanhando passo a passo a evolução do movimento modernista, desde os acontecimentos situados no período anterior à Semana de Arte Moderna, passando pelo evento no Municipal em si e os rumos futuros do movimento, que alcançaria seu ponto mais alto de radicalização dois anos antes de Revolução de 1930, com o Grupo Antropofágico.

Compre o jornal Causa Operária e acompanhe nossas séries no caderno de Cultura. Para adquirir seu exemplar basta entrar em contato conosco pelo e-mail pco@pco.org.br ou pelo telefone (11) 5584-9322. Enviamos para todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário