sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Mostra argentina reúne mestres da arte de vanguarda latino-americana

Abaporú, de Tarsila do Amaral
Entre os trabalhos reunidos estão obras e Diego Rivera, Frida Kahlo, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Cândido Portinari

23 de setembro de 2011
Ontem, o Museu de Arte Latino-Americana – Malba, situado em Buenos Aires, estreou uma exposição comemorativa de seus dez anos de existência. O tema da mostra é sua principal especialidade: a arte moderna produzida no subcontinente americano, do México ao Chile.
Pela primeira vez o Malba apresenta uma exposição com quase totalidade dos quadros de seu acervo.

Os principais destaques da mostra são as obras de Diego Rivera, Frida Kahlo, Tarsila do Amaral e Cândido Portinari; quatro artistas que representam os pontos altos dos dois mais importantes movimentos de arte moderna continental, o México e o Brasil.
O caráter mais desenvolvido destes dois movimentos modernistas está ligado à importância das

Retrato de Ramón Gómez de la Serna, de Rivera
lutas revolucionárias que ocorriam em ambas as nações no período. No México, o modernismo foi produto da Revolução de 1910. No Brasil, acompanhou o movimento revolucionário que culminaria na Revolução de 1930.
O acervo atual do museu contém 500 obras.

A idéia inicial era que a coleção do Malba fosse exposta em sua totalidade, mas cm as dimensões atuais do prédio da instituição impedem o projeto. Para o futuro, o fundador do museu e seu principal administrador, o colecionador Eduardo Costantini, pretende ampliar a área expositiva para que isso seja possível.
Dentre todos os quadros da coleção, certamente o mais importante é a obra-prima de Tarsila do Amaral, Abaporú, que se tornou com o passar das décadas, praticamente a imagem-símbolo da Geração modernista de 22, e produto da radicalização teórica destes artistas nos anos que se seguiram.

Outra obra importante presente na exposição é a tela Autorretrato com Macaco e Papagaio, de Frida Kahlo. Apesar de ser uma pintura secundária da artista, seus autorretratos em geral são muito expressivos, e constituem a parte mais importante de seu trabalho, daí sua relevância.
Também de grande importância é a tela Retrato de Ramón Gómez de la Serra, de Diego Rivera. Esta obra é uma das poucas preservadas do primeiro período da carreira do pintor, o período cubista, uma fase pouco conhecida para o público em geral, mas que constitui uma etapa fundamental para a formação de sua técnica da maturidade.

Dentre os artistas argentinos, é também representativa a obra de Antonio Berni presente no museu, o mural Manifestación, retratando uma grande passeata de trabalhadores argentinos. Pintada em uma época de radicalização social na década de 1930.


Leia outras matérias de Cultura diretamente no portal Causa Operária Online, clique aqui.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário