sexta-feira, 30 de setembro de 2011

João Cândido Portinari fala sobre seu pai

Leia Causa Operária desta semana com entrevista exclusiva com o filho único do pintor modernista Cândido Portinari

13 de setembro de 2011



O semanário operário de socialista Causa Operária trás na edição desta semana, número 655, uma entrevista exclusiva com João Cândido Portinari.

Ele é responsável pelos direitos autorais de Portinari. Foi premiado com o Prêmio Jabuti de literatura em 2005 pelo Catálogo Raisonné da obra completa de seu pai e também com o prêmio Prêmio Sérgio Milliet, no mesmo ano.

Sobre o Projeto Portinari afirmou “Nestes primeiros 25 anos foi preciso constituir uma grande base de conhecimento da obra completa do Portinari e através destes documentos da interação dele com os seus contemporâneos. Por contemporâneos estou falando desde políticos como grandes homens como Luis Carlos Prestes e como outros que ele conviveu intensamente. Escritores, poetas, músicos, artistas, jornalistas, educadores. Era uma geração que convivia cotidianamente discutindo os problemas brasileiros. Isso foi uma aventura extraordinária.”

João Cândido Portinari conta suas lembranças com seu pai, a descoberta do artista para ele e os seus novos trabalhos. Ele afirma que eram próximos de Portinari Manuel Bandeira, “O Drummond, Jorge Amado, Murilo Mendes, Villa Lobos, Cecília Meireles, Dante Milano eram muito próximos também. Havia uma pletora de escritores que freqüentavam a casa. Minha mãe fazia macarronadas.”

Um relato emocionante sobre a relação com a obra e o artista brasileiro Cândido Portinari.
Confira e adquira nas bancas, na livraria Benjamin Péret e com os militantes do Partido da Causa Operária.

Leia outras matérias de Cultura diretamente no portal Causa Operária Online, clique aqui.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário