sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Morre Redson, fundador do Cólera e um dos iniciadores do movimento punk brasileiro

O músico foi um dos principais organizadores e impulsionadores do movimento punk paulistano

Morreu na última terça-feira uma das figuras mais representativas do movimento punk no Brasil, guitarrista e vocalista Edson Pozzi, popularmente conhecido como Redson. Ele foi o fundador, em 1979, do Cólera, uma das primeiras e mais importantes bandas de punk rock nacional. Ele estava com apenas 49 anos.

Segundo informou o baixista da banda, Val Pinheiro, Redson foi vítima de uma parada cardiorrespiratória durante a madrugada. Seu corpo foi velado ontem e seu enterro foi marcado para hoje às 10 horas, em São Paulo.

O músico fundou a banda de punk rock, Cólera, ao lado de seu irmão, Carlos Pozzi (Pierre), ainda em 1979. Redson era a principal mente criativa do grupo, guitarrista, vocalista e responsável por parte expressiva das composições da banda. O Cólera foi um dos primeiros grupos de rock brasileiro a se integrar ao movimento punk internacional.

O Cólera no festival O Começo do Fim do Mundo
Mais do que um músico influente, Redson se destacou como um dos organizadores do movimento punk paulista. Em 1982 ele impulsionou a iniciativa de gravação do disco fundador do punk rock nacional, a coletânea Grito Suburbano – SUB, que foi extremamente influente nos anos seguintes. Neste álbum estavam representadas quatro das bandas pioneiras do punk rock paulista, além do Cólera, também o Inocentes, Ratos de Porão e Olho Seco.

No ano de lançamento do disco, foi organizado também por iniciativa destes músicos e do escritor Antônio Bivar, o primeiro grande festival de punk rock no País, O Começo do Fim do Mundo, que teve lugar no prédio do SESC Pombéia.

Capa do disco SUB que lançou o punk paulistano, em 1982.
Em 1984 foi lançado o primeiro disco do Cólera, Tente Mudar o Amanhã, seguido pelo álbum Pela Paz em Todo o Mundo, de 1986. São duas das gravações mais representativas do movimento punk brasileiro. Suas músicas eram voltadas à denúncia da miséria nacional, críticas à burguesia, à política militar dos governos imperialistas; defendendo por outro lado a mobilização popular, o enfrentamento contra o governo, a subversão da ordem burguesa e exaltando um estilo de vida marginal, que seria marca comum em todo o movimento punk.

O movimento punk paulista nasceu a partir da iniciativa da juventude operária radicalizada, no período em que o país estava tomado pelos movimentos grevistas. Uma manifestação nacional do mesmo fenômeno que se desenvolvia também nos Estados Unidos e Europa.

O Cólera estava ainda em atividade e até hoje, lançando seus discos de forma totalmente independente. Seu último disco foi lançado em 2004, Deixe a Terra em Paz.

Leia outras matérias de Cultura diretamente no portal Causa Operária Online, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário