sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Descoberto quadro desconhecido de Gustav Klimt

A obra data de 1901 e foi comprada por um casal de holandeses em uma exposição em Dusseldorf. O diretor do Museu de Belvedere ficou surpreso com a descoberta que será incluída no novo catálogo das obras completas do pintor a ser lançado ano que vem

8 de setembro de 2011 
  
No último sábado (3/9) foi descoberta na Holanda uma pintura não inventariada do mestre do modernismo austríaco, Gustav Klimt.

A autenticidade da pintura, que era atribuída por seus donos a Klimt, foi confirmada pelo diretor-adjunto do Museu de Belvedere, Alfred Weidinger, perito no assunto. O museu possui o maior acervo de obras de Klimt no mundo.

Intitulada Seeufer mit Birken (Na Beira do Lago com Bétulas, em tradução livre), a obra apresenta uma paisagens com árvores e um lago organizadas em uma composição diagonal. A tela, de 90 centímetros por 90, teria sido pintada pelo artista simbolista em 1901, e, segundo a proprietária, foi adquirida por seus avós, o casal Richard e Clara Koenig-Bunge, em uma exposição em Dusseldorf, na Alemanha, em 1902.

Enquanto investigava a autenticidade da obra, Weidinger descobriu uma referência a ela na biografia do pintor. Em 1901 Klimt escreveu uma carta à sua namorada na ocasião, Marie Zimmermann, afirmando que ele havia pintado várias paisagens recentemente, incluindo uma tela onde aparecia uma casa vermelha de campo e outra onde se via um grupo de árvores iluminadas pelo sol diante de um lago.

Weidinger teve também acesso a fotografias da Exposição da Associação de Artistas Visuais realizada entre fevereiro e março de 1902. Nestas fotos, é visível a paisagem, idêntica à tela encontrada na Holanda.

Na Beira do Lago com Bétulas
Klimt foi um dos maiores expoentes do movimento de renovação das artes vienenses na virada do século XX. Vinculado à corrente simbolista, Klimt foi um dos líderes do grupo Secessão de Viena, porta-voz das novas ideias da pintura na Áustria. Ele não foi apenas um grande pintor, mas desenvolveu um trabalho pioneiro de combinação das artes plásticas com as artes decorativas sob influência do Jugendstil, uma corrente moderna do design vienense. Klimt realizou desenhos de móveis e pintou grandes painéis decorativos.

Entre suas obras-primas estão telas como O Beijo, Judith II, Retrato de Adele Bloch-Bauer I; e painéis como Friso Beethoven e Friso Stoclet. Sua técnica era bastante original e extremamente vanguardista. Klimt combinava retratos figurativos trabalhados em suaves distorções expressivas, com fundos abstratos, normalmente construído a partir de formas geométricas. Na primeira etapa de sua fase madura, predomina o uso de folhas de ouro sobre a tela, que serviam ao seu propósito de destacar o conteúdo espiritual dos temas. São obras de grande elegância e suntuosidade. Mais ao final da vida, por volta de 1910, após inteirar-se da obra de Toulouse-Lautrec e demais movimentos modernistas que despontavam em Paris, Klimt evolui do simbolismo para uma forma particular de expressionismo. Estes trabalhos de seu período final teriam grande influência sobre a formação da faceta austríaca do movimento expressionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário