quarta-feira, 28 de março de 2012

Morre o escritor Millôr Fernandes aos 88 anos

Morreu na noite de ontem um dos grandes escritores brasileiros, Millôr Fernandes, que ao longo da vida dedicou-se às mais variadas atividades como jornalista, contista, dramaturgo, poeta, roteirista de cinema, artista plástico e tradutor. Ele foi vítima de uma falência múltipla dos órgãos e morreu no Rio de Janeiro, aos 88 anos. O velório do escritor está programado para amanhã, às 10h da manhã no Cemitério Memorial do Carmo, no Rio. Seu corpo deverá ser cremado por volta das 15h no Crematório da Santa Casa.

Millôr Fernandes iniciou suas atividades no jornalismo e tornou-se conhecido escrevendo ainda na década de 1940 para a revista O Cruzeiro, onde a coluna Pif-paf, em que assinava com o pseudônimo Van Gogo, um embrião de seu trabalho satírico. Trabalhou em diferentes periódios e, em 1969, fundou o importante jornal de humorismo político O Pasquim.

Com suas peças da década de 1960, Millôr se constituiu como um importante pioneiro do movimento de renovação do teatro brasileiro que se consolidaria na década de seguinte. Nos anos 70, começou a se dedicar mais às traduções, adaptando dezenas de clássicos do teatro grego, inglês e francês, peças de Sófocles, Molière, Shakespeare, Brecht e Tennessee Williams.

Em 2011 o escritor sofreu um acidente vascular cerebral isquêmico, e ficou duas semanas na UTI em estado grave. Ele foi mantido todo o ano passado sob internação, e o estado de saúde permaneceu delicado até sua morte, na noite de ontem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário