terça-feira, 16 de outubro de 2012

Homenagem a Andrei Tarkóvski é o destaque da Mostra Internacional de Cinema

A homenagem inclui uma mostra retrospectiva dos filmes do cineasta, a exibição de documentários sobre ele, duas exposições fotográficas, o lançamento de um livro e um ciclo de debates com a presença do filho do diretor, Andrei A. Tarkóvski
Uma das fotos polaroids de Tarkóvski presente na mostra
A edição deste ano da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, uma das mais importantes do país, terá como principal homenageado o cineasta russo Andrei Tarkóvski, autor de filmes como O rolo compressor e o violonista.

A programação do festival ainda não foi divulgada pelos organizadores, mas a homenagem contará com uma retrospectiva completa de seus filmes, a exibição de documentários sobre o diretor, feito por outros cineastas de destaque, e duas exposições de fotos realizadas por Tarkóvski, além do lançamento de um livro reunindo algumas dessas imagens.

Além da atividade cinematográfica, Tarkóvski sempre cultivou o gosto pela fotografia, atividade complementar ao seu trabalho no cinema. A exposição O Espelho de Memórias, que será inaugurada nas dependências do Cinesesc, reunirá 30 fotografias do acervo pessoal do diretor, além de fotos de filmagens e a reprodução de alguns poemas escritos pelo pai de Tarkóvski, o poeta russo Arseni Tarkóvski.

Outra exposição é Luz Instantânea: Polaroides de Tarkóvski que reúne 80 fotografias feitas pelo diretor na Rússia e em seu exílio na Itália entre 1979 e 1984. A exposição teve inauguração ontem, no MASP.

Essa segunda mostra fotográfica apresenta uma seleção das imagens reunidas no livro Tarkóvski – Instantâneos, cujo lançamento faz parte da programação da Mostra Internacional.
Na exposição do MASP está sendo exibido ainda o documentário Andrei Tarkóvski. A reminiscência, de 1997, realizado pelo filho do diretor, Andrei A. Tarkóvski, que é também cineasta e presidente do Instituto Internacional Andrei Tarkovki, que busca preservar e divulgar a obra do pai.

Andrei A. Tarkóvski virá a São Paulo por ocasião da Mostra Internacional para tomar parte nos debates sobre a obra do homenageado, em uma programação ainda não divulgada.
Quanto à retrospectiva de filmes de Tarkóvski a serem exibidos nessa 36ª mostra, ela incluirá os nove longas-metragens presentes na obra do diretor, todos conhecidos no Brasil: Ubiytsy (1956); O rolo compressor e o violonista (1960); A infância de Ivan (1962); Andrei Rublev (1966); Solaris (1972); O espelho (1974); Stalker (1979); Nostalgia (1983) e O sacrifício (1986).

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo conta com mais de 400 filmes em sua programação deste ano e tem início previsto para a próxima sexta-feira, dia 19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário