quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Ciclo de documentários destaca a crise política brasileira no século XX

Os documentários acompanham a história nacional em suas sucessivas crises a partir da biografia de presidentes e líderes políticos de cada período, tais como Luís Carlos Prestes, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitscheck, João Goulart e Lula, entre outros
O ex-presidente brasileiro João Goulart.
Começa hoje em São Paulo, na Cinemateca Brasileira, um ciclo de documentários políticos, que narram acontecimentos representativos da história brasileira do século XX. A mostra inclui ainda documentários internacionais e obras ficcionais.
O que quase todos eles têm em comum é girar em torno da biografia de determinadas personalidades políticas, tais como Luís Carlos Prestes, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitscheck, João Goulart e Lula.
Sobre questões internacionais há o documentário Videogramas de uma revolução; destacando a revolução na Romênia em 1989; outra produção, Viva Zapatero! narra um famoso caso de censura ocorrido na Itália durante o governo Berlusconi, no início da década de 2000; e um filme ficcional, A comédia do poder, de Claude Chabrol baseado em um escândalo de corrupção recente na França.
Obviamente que os documentários apresentam a história de um ponto de vista burguês, e seu valor reside nos materiais raros de arquivo que apresentam, a partir de imagens da época e o relato dos envolvidos.
Getúlio Vargas, da cineasta Ana Carolina, narra a trajetória política de Vargas, desde sua participação na Revolução de 1930, passando pelo Estado Novo, e seu segundo governo, de orientação nacionalista que culmina com seu suicídio. A produção narra os fatos a partir de fotografias raras e imagens de telejornais da época.
Seguem um formato similar os documentários Os anos JK: uma trajetória política, do documentarista Silvio Tendler, e Jango, do mesmo diretor. Ambos narram a crise política brasileira das décadas de 1950 e 1960 a partir da biografia dos presidentes.
Céu aberto, de João Batista de Andrade, tem como tema a crise final da ditadura militar, com o movimento pelas Diretas Já. Os fatos são narrados a partir do ponto de vista dos políticos burgueses que tomaram parte no movimento, como Fernando Henrique Cardoso e Ulysses Guimarães. O filme apresenta também depoimentos de figuras do próprio regime militar, como o General Newton Cruz, que liderou a violenta repressão da ditadura contra o movimento das Diretas em Brasília.
Sobre o momento final da ditadura há ainda o documentário Linha de montagem, que retrata o movimento grevista de São Bernardo do Campo, mostrando a atuação da burocracia lulista à frente do movimento para acabar com as greves.
Sobre Lula há ainda o documentário Entreatos, de João Moreira Salles, mostrando o PT vinte anos depois de Linha de montagem, já perfeitamente adaptado à política burguesa. O filme mostra os bastidores da campanha presidencial que levou Lula ao poder em 2002.
Além dos documentários, outras produções ficcionais analisam também determinadas crises da política nacional.
O filme O desafio, dirigido por Paulo César Saraceni, se propõe a apresentar a desmoralização de determinados setores da pequena burguesia de esquerda diante do golpe militar em 1964, e a onda repressiva que se seguiu a ele.
Outra produção presente na mostra é Terra em transe, de Glauber Rocha, que apresenta uma alegoria política da crise brasileira na década de 1960, a partir das disputas de poder entre diferentes personagens que vivem na cidade imaginária de Eldorado.
Há ainda na mostra o ficcional Lula, filho do Brasil, de Fabio Barreto, feito por encomenda do PT para exaltar o ex-presidente. Obra presente na mostra pela óbvia vinculação política da Cinemateca ao atual governo Dilma.
Essa mostra, Ciclo lideranças políticas e cinema, que tem a abertura hoje, estará em exibição até o dia 18 de outubro. Veja abaixo a programação completa.

Programação:

3/10 – Quarta-feira
Sala Cinemateca BNDES
18h30 Getúlio Vargas
20h30 Apresentação de Vera Chaia e Telmo Estevinho | Vocação do Poder

4/10 - Quinta-feira
Sala Cinemateca Petrobras
19h30 O velho

5/10 - Sexta-feira
Sala Cinemateca Petrobras
19h00 Os anos JK
21h00 Viva Zapatero!

6/10 - Sábado
Sala Cinemateca Petrobras
16h00 O desafio
19h00 Videogramas de uma revolução

7/10 - Domingo
Sala Cinemateca Petrobras
16h30 A comédia do poder
20h30 Entreatos

10/10 - Quarta-feira
Sala Cinemateca Petrobras
20h30 Céu aberto

11/10 - Quinta-feira
Sala Cinemateca BNDES
19h30 Entreatos

12/10 - Sexta-feira
Sala Cinemateca Petrobras
16h00 Vocação do poder

13/10 - Sábado
Sala Cinemateca Petrobras
16h00 Jango
19h00 Terra em transe

14/10 - Domingo
Sala Cinemateca Petrobras
16h30 Linha de montagem
18h30 Lula, o filho do Brasil
21h00 Os Anos JK

17/10 - Quarta-feira
Sala Cinemateca Petrobras
19h00 Getúlio Vargas
20h30 Lula, o filho do Brasil

18/10 - Quinta-feira
Sala Cinemateca Petrobras
20h00 Linha de montagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário