segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Prédio do Cine Belas Artes é tombado em São Paulo

O processo se arrastava desde o início do ano passado, quando o Belas Artes foi fechado após quase sete décadas de funcionamento. Agora o edifício é oficialmente um patrimônio cultural da cidade 
 
Na tarde desta segunda-feira (15), o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), departamento ligado à Secretaria de Cultura do governo estadual paulista, decidiu em reunião pelo tombamento do edifício do Cine Belas Artes. A preservação permanente do imóvel foi aprovada por 16 votos a favor e duas abstenções.


Com essa decisão, a fachada do edifício é considerada agora oficialmente um patrimônio cultural da cidade, não podendo sofrer nenhuma modificação ou reformas sem autorização prévia do governo estadual. A medida se refere especificamente aos primeiros quatro metros da fachada do edifício a partir da calçada.

A medida, que busca, segundo o documento “garantir o registro permanente do lugar” na memória da cidade, também inclui a preservação da calçada em frente ao edifício, feita de pedras pretas e brancas que formam o desenho do Estado de São Paulo.

O tombamento, no entanto, não implica em que haja nenhuma obrigatoriedade de destinação do imóvel a fins culturais ou de qualquer outro tipo. A decisão do conselho não restringe seu uso ou mesmo a modificação do espaço interno do prédio segundo a vontade de seu proprietário desde que os elementos tombados do edifício permaneçam intocados.

O Cine Belas Artes foi inaugurado em 1943 e permaneceu em funcionamento, sob diferentes direções, até 2011, quando o locatário perdeu o patrocínio e teve de entregar o imóvel.



Nenhum comentário:

Postar um comentário