26 de setembro de 2011
Os Britadores de Pedras, de Gustave Courbet |
Sua obra foi uma das pedras de toque do desenvolvimento da pintura no século XIX. Se algum artista poderia figurar como o principal precursor da pintura moderna, certamente seria Gustave Courbet.
O interesse de Courbet pelo mundo ao seu redor, pela sociedade de sua época, e pelos trabalhores mais miseráveis, levaram-no a conceber uma obra extraordinariamente revolucionária pelos caminhos que ela abriu.
Na juventude, Courbet rompeu com o neoclassicismo e o academicismo, as correntes oficiais da pintura francesa naqueles anos. Ele se opôs ao retrato de grandes personalidades da burguesia francesa e às grandes cenas de batalhas, seus próprios autorretratos românticos. Foi, porém, um período transitório de sua obra. A partir de 1848, influenciado pela grande revolução que toma conta da França, ele abandona para sempre o romantismo e desenvolve uma obra de caráter social, realista no conteúdo por seu desprezo pelas alegorias e idealizações românticas.
Homem com Cachimbo (Autorretrato). |
Com isto, o pintor introduz justamente o conjunto de temas que figurariam em todo o modernismo: o retrato de paisagens, cenas urbanas, da população comum, anônima. Em outras palavras, da vida real, experimentada diretamente pelo artista. Era toda uma nova mentalidade que se manifestava através destes temas, uma nova concepção do mundo e da tarefa da arte.
Courbet foi o artista mais importante da França ao longo de pelo menos duas décadas, execrado pela oficialidade por suas obras e suas ideias, mas amado pelas jovens gerações de artistas, movidos pelos ideais revolucionários e socialistas defendidos pelo pintor, que ao longo da vida, lutou nas barricadas ao lado dos operários de Paris em 1848 e 1871.
Ao final da vida, Courbet descobriu ainda um caminho para o impressionismo, tornando-se o principal precursor deste movimento. Artista sempre rebelde, sempre fiel às suas concepções socialistas, foi preso depois da Comuna, vindo a morrer no exílio.
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