terça-feira, 4 de outubro de 2011

Morreu Sylvia Robinson, cantora e produtora que lançou o hip hop nos EUA

Conhecida como a 'mãe do hip hop' ela fundou o primeiro selo independente a lançar um grupo de hip hop em seu país

Robinson foi uma destacada cantora soul na década de 1950.
 Morreu na última quinta-feira a cantora e produtora Sylvia Robinson. Além da importância de sua atividade como cantora, ela também se destacou como uma importante organizadora do movimento cultural negro das décadas de 1970 e 1980 nos Estados Unidos. Hoje ela é mais conhecida popularmente como a “mãe do hip hop”.

Cantora de soul, Robinson desde a adolescência viveu entre o movimento da música negra nova-iorquina, e sempre trabalhou de forma independente, cuidando da produção de seus primeiros discos. O primeiro deles foi lançado quando ela tinha inda 14 anos, em meados da década de 1950.

Após formar uma dupla com Mickey Baker, a Mickey & Sylvia, seu primeiro disco de sucesso foi Love is Strange, lançado em 1956, com composições do bluesman Bo Diddley, também um dos pioneiros do rock’n’roll.

Em 1973 ela lançou seu primeiro sucesso em carreira solo, Pillow Talk, hoje tido como um dos clássicos do rithm & blues. Este disco é também um precursor das músicas de discoteca que se popularizariam a partir da década de 1970.

Capa do single que lançou o rap norte-americano.
No final da década, Robinson foi uma das fundadoras do selo Sugar Hill Records, com sede no Harlem. A gravadora se especializaria em lançamentos da música negra.
Um dos feitos mais importantes da atividade de Robinson foi ter lançado pela sua gravadora, em 1979, a música que é tida como o primeiro rap moderno dos Estados Unidos, o single Rapper’s Delight, do grupo Sugarhill Gang.

Ela é também tida como a principal responsável pela criação do single de maior sucesso do grupo Grandmaster Flash and the Furious Five, a música The Message, de 1982, que introduziu as letras de crítica social nas músicas de rap. Feito da maior importância para o movimento negro norte-americano.

Mais recentemente, Sylvia Robinson trabalhava exclusivamente como produtora na Sugar Hill. Ela estava com 75 anos e morreu de insuficiência cardíaca após um período prolongado de internação em um hospital em Nova Jersey.

Leia outras matérias de Cultura diretamente no portal Causa Operária Online, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário