quinta-feira, 28 de junho de 2012

Exposição reúne obras de ítalo-brasileiros representativos da arte nacional

Em cartaz no Memorial da América Latina, a mostra busca destacar a presença dos italianos e seus descendentes nas artes brasileiras a partir de artistas como Eliseu Visconti, Brecheret, Poty, Pancetti, Volpi, Mário Zanini e Iberê Camargo, entre outros 

José Pancetti, Paisagem de Saquarema, 1955.
 Estreia hoje (28) no Memorial da América Latina, a exposição Passato Immediato – Presença Italiana na Arte Brasileira, apresentando uma ampla reunião de trabalhos de artistas italianos que vieram ao Brasil e de brasileiros descendentes de italianos.

A mostra reúne um total de 150 trabalhos de 80 de artistas, tais como Eliseu Visconti, José Pancetti, Victor Brecheret, Poty Lazarotto, Mário Zanini, Fúlvio Pennacchi, Alfredo Volpi, Iberê Camargo, Mario Buti, Mônica Nador, Antonio Dias, Ana Maria Maiolino, Cristiano Marcaro, CláudioTozzi, Evandro Carlos Jardim, Paulo Pasta e Sérgio Romagnolo, entre muitos outros.
A mostra integra a programação cultural do Momento Itália-Brasil, acordo entre os governos brasileiro e italiano que tem trazido diversas exposições importantes ao Brasil, tais como a dos artefatos de Roma, a de Giorgio e Di Chirico ou a de Michelangelo da Caravaggio, no MASP.
Essa mostra do Memorial da América Latina, ao contrário das outras exposições, privilegia a influência da cultura italiana sobre as artes nacionais, que é enorme.

Entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, milhares de imigrantes chegaram ao Brasil para trabalhar nas lavouras de café em expansão no Sudeste brasileiro. Conforme essa economia entrava em crise, houve um novo êxodo para as cidades, particularmente para São Paulo, que teve milhares de italianos empregados em suas indústrias.

Essa “invasão” italiana no estado de São Paulo, mas também em toda região Sul e Sudeste, modificou significativamente a fisionomia da população desses estados, e, desde então, a cultura italiana faz parte da vida cotidiana de parte expressiva da população, principalmente no Estado de São Paulo, onde se deu a maior concentração de imigrantes em função da importância econômica da região.

O mesmo se deu com arte. Inúmeros foram os artistas italianos e seus descendentes que se tornaram figuras representativas da arte brasileira, e é justamente essa contribuição que a mostra pretende destacar.

Eliseu Visconti.
Eliseu Visconti, por exemplo, nascido na Itália e emigrado ao Brasil, foi um dos mais importantes artistas da pintura nacional, grande mestre da pintura da virada do século, com influências diversas do realismo, do impressionismo, do simbolismo e do art noveau.
 
Victor Brecheret, igualmente italiano, emigrou ao Brasil na infância com a família. Na adolescência, após estudar em instituições paulistas, mudou-se para a Itália, onde amadureceu sob a influência da escultura renascentista e também do modernismo francês de Rodin e Bourdelle. De volta ao Brasil, Brecheret se tornaria o mais importante escultor modernista do País.

O pintor José Pancetti, nome também representativo do modernismo brasileiro da segunda geração, era filho de italianos. Também filho de imigrantes era Poty Lazarotto, um dos mais importantes ilustradores da geração de 1940, que se formou no grupo de Dalton Trevisan.
Esses são apenas alguns dos exemplos de ítalo-brasileiros representativos das artes nacionais, dentre os quais também poderiam ser citados Alfredo Volpi, pioneiro da pintura abstrata geométrica no Brasil, ou Fúlvio Pennacchi, pintor primitivista.

Mas além da tradição mais moderna da pintura brasileira, há ainda artefatos interessantes e raros, como o mapa original da costa do Brasil feito pelo explorador italiano Américo Vespúcio, provavelmente o primeiro registro cartográfico completo do litoral brasileiro, feito em 1501.
As obras que integram a exposição fazem parte de coleções públicas e particulares: da Pinacoteca do Estado de S. Paulo, do MAC-USP, do Instituto Lina e Pietro Maria Bardi, do Palácio dos Bandeirantes e da Coleção Brasiliana do Instituto Cultural Itaú, além de outras galerias de arte paulistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário