sexta-feira, 8 de junho de 2012

MASP exibe reunião das esculturas de seu acervo

Depois de exibir todas as pinturas da coleção do museu, organizada em segmentos temáticos, agora o museu apresenta um recorte representativo das esculturas de sua coleção, incluindo obras de Degas, Renoir, Rodin, Lipchitz, Brecheret, Ernesto de Fiori e Wesley Duke Lee, entre outros
O Museu de Arte de São Paulo inaugurou em junho uma nova exposição abrangendo um recorte representativo das esculturas do acervo do museu. É uma rara oportunidade de ver o conjunto das esculturas do MASP, uma das coleções mais importantes do continente, reunidas em uma única mostra.

Obsessões da Forma compreende um total de cinquenta peças de diferentes épocas e diferentes tradições artísticas.

Os trabalhos mais antigos da coleção do museu são os dois guerreiros chineses da Dinastia Ming. 
Mas os principais destaques vão para os trabalhos da tradição mais moderna da arte, realizados a partir do final do século XIX. Dos impressionistas há obras de Renoir e Degas.

Destes, destaca-se a excepcional peça de Degas, Bailarina de 14 anos, uma das melhores aquisições do museu. De Renoir está a estatueta Vênus, executada já no final da vida do artista, no período em que ele se voltava para o classicismo renascentista.

Já da virada do século XIX, destaca-se a obra de Rodin, mais importante artista responsável pelo início da escultura moderna. Dele está na mostra o belo bronze A eterna primavera, que mostra um jovem casal se beijando fervorosamente.

Do período do modernismo, provavelmente o trabalho mais representativo do museu seja a peça Pierrô com bandolim, do escultor cubista Jacques Lipchitz, realizada em 1925.

Do modernismo brasileiro há diversos trabalhos. Um deles é uma bela peça de Brecheret, o autorretrato do escultor em bronze, produzido na década de 1940, trabalho representativo da fase em que o artista trabalhava em seu Monumento às Bandeiras.

Outro escultor nacional que tem várias obras preservadas no acervo do MASP é Ernesto de Fiori. Em sua vasta produção destaca-se na exposição sua a cabeça Greta Garbo, representação modernista da famosa atriz sueca, executada na década de 1930.
 Também Bruno Giorgi tem exposta uma se suas obras futuristas, o bronze Catavento.

Do pós-guerra, há trabalhos avançados de artistas como os norte-americanos Alexander Calder, representado por um de seus móbiles; e Jim Dine, com a estranha peça surrealista Macaco com gato; ou os brasileiros Wesley Duke Lee, com sua escultura-instalação Helicóptero; e Emanuel Araujo, com a peça concretista modelada em aço, Bicho alado.

Obsessões da Forma inaugurada no início de junho, permanecerá aberta à visitação até 31 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário