quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Horror no cinema brasileiro

Neste mês de setembro, a Cinemateca paulista inaugura uma nova mostra regular apresentando algumas das obras mais representativas desse gênero obscuro do cinema nacional

Neste mês de setembro, a Cinemateca Brasileira irá inaugurar uma mostra regular de filmes ainda inédita em sua programação, reunindo, pela primeira vez, os filmes de um gênero ainda muito pouco desenvolvido no País: o cinema de horror.

A mostra Horror no Cinema Brasileiro apresentará a partir de agora em sessões mensais às sextas-feiras e sábados, e com reprises todas as quartas, produções pouco conhecidas, mas representativas desse gênero no cinema brasileiro.
Neste mês inaugural, a mostra apresentará três filmes bastante raros. São eles, O anjo da noite, de Walter Hugo Khouri; O sósia da morte, de João Ramiro Mello, e A reencarnação do sexo, de Luiz Castellini.

O anjo da noite é um filme obscuro da filmografia do cineasta paulista, mas é tido como um dos mais representativos e sofisticados filmes de horror brasileiros, obra que conquistou, em 1974, o Prêmio Especial do Júri na Mostra Internacional do Filme Fantástico e de Terror de Sitges, na Espanha.

O anjo da noite tem seu clima sombrio inspirado em grandes narrativas da literatura de terror e 
sua história é uma releitura de uma lenda urbana norte-americana. Ele se passa em uma mansão gótica, onde uma jovem babá, cuidando de duas crianças, passa a ser atormentada por misteriosos telefonemas mudos durante toda uma noite. Como se revela mais adiante no filme, as ligações antecipam da chegada de um assassino psicótico à mansão.

Já o filme A reencarnação do sexo, é um thriller de horror erótico na tradição dos filmes B. A ação começa quando um respeitável pai de família descobre que sua filha está tendo um caso com o caseiro e decide preparar uma emboscada para o rapaz, que é assassinado em um ritual macabro. A garota morre também pouco depois. Anos mais tarde, o pai começa a ser assombrado pelos fantasmas do casal. A história é inspirada em uma passagem do Decameron, de Giovanni Boccaccio. O filme é uma produção da Boca do Lixo, o movimento cinematográfico paulista da década de 1980.

Por fim, O sósia da morte, apresenta uma versão de horror do tema clássico do duplo maligno que assombra a vida do protagonista. No filme, um tranquilo professor começa a ser perseguido pelo seu duplo, que começa a passar cheques em seu nome e pretende assassiná-lo.
Os três filmes serão exibidos ao longo de um único final de semana, entre sexta e sábado, em seções realizadas de madrugada. Apenas O anjo da noite será reprisado durante a semana. Confira abaixo a programação.

21/9 – Sexta-feira
Sala Cinemateca BNDES
24h O anjo da noite

22/9 - Sábado
Sala Cinemateca BNDES
2h O sósia da morte
4h A reencarnação do sexo

26/9 - Quarta
Sala Cinemateca Petrobras
20h30 O anjo da noite

Leia outras matérias de cultura 
diretamente no portal Causa Operária Online, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário