quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Descobertas na Inglaterra obras inéditas de William Turner

As pinturas foram doadas ao Museu Nacional do País de Gales na década de 1950. Dadas como falsas após a realização de testes, as obras acabaram guardadas nos depósitos, e só recentemente foram resgatadas e sua autoria comprovada
The Beacon Light.
No início do século XX, as irmãs Gwendoline e Margaret Davies, montaram uma das grandes coleções de arte da Europa, voltada, particularmente, às obras do impressionismo francês, mas que agrupava obras de outros artistas cujas técnicas tinham familiaridades com a pintura impressionista, entre os quais o romântico britânico William Turner. Em 1951, ano que marcava o centenário da morte de Turner, elas doaram nove obras do artista ao acervo do Museu Nacional Cardiff, no País de Gales.

Margate Jetty.
Antes de serem expostas no museu, as obras foram submetidas a testes de autenticidade, cujo resultado indicava, para o espanto de todos, que três daqueles quadros teriam sido assinados por um falsário. Em função disso, essas telas acabaram nunca expostas, e foram guardadas nos galpões do museu, onde elas permaneceriam esquecidas durante os cinquenta anos seguintes.
Segundo conta a atual curadora do museu, Beth McIntyre, em 1956, quando os testes foram realizados, “Off Margate e Margate Jetty foram avaliadas como não sendo obras dele. The Beacon Light foi considerada uma obra que continha esboços iniciais rudimentares de Turner pintados por cima por outro artista, o que fez com que ela não fosse considerada uma obra de Turner”. Depois daqueles exames, conta McIntyre, a cada nova tecnologia de testes de autenticidade que surgia, as pinturas eram novamente levadas ao laboratório, mas os resultados invariavelmente indicavam falsificação. A questão parecia dada por encerrada.

Há dez anos, porém, McIntyre assumiu a curadoria do museu e tomou conhecimento das três obras: The Beacon Light, Off Margate e Margate Jetty. Impressionada com a beleza dos quadros, que pareciam legítimos Turners, ela resolveu investigar novamente a questão.

Desse modo, ao longo dessa última década foi realizada uma nova investigação utilizando métodos mais modernos de testes, que combina análises de raio-x, luz infravermelha e exames de pigmento. Esses testes finais mostraram resultados conclusivos de que as três obras foram de fato pintadas pelo britânico William Turner.

Off Margate.
Depois de mais de meio século de dúvidas, esses três Turners foram expostos a público em uma mostra que estreou na última terça-feira, no Museu Nacional Cardiff. A exposição apresenta todos os Turners da coleção Davies doadas para o museu ao longo da década de 1950. São nove telas a óleo, entre os quais as três telas inéditas, e outras treze aquarelas do artista.

As obras são da fase mais característica do pintor, mostrando paisagens marinhas a partir de um tratamento quase abstrato dos pigmentos. Margate Jetty mostra um porto envolto em neblina ao amanhecer; Off Margate mostra um pequeno veleiro navegando na linha do horizonte a partir da vista da praia; e em The Beacon Light, o pintor procura registrar um curioso efeito de luz que rasga o céu em um dia nublado.

Leia outras matérias de cultura 
diretamente no portal Causa Operária Online, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário