terça-feira, 18 de setembro de 2012

Museu do Prado disponibiliza online todo seu acervo das obras de Goya

A coleção mais importante das obras de Francisco de Goya no mundo está agora disponível para os internautas no site do museu, reunindo todas as obras representativas do artista
Três de Maio, uma das obras mais importantes do pintor espanhol, presente no acervo do Museu do Prado.
O Museu Nacional do Prado, mais importante museu espanhol, detentor de um dos acervos artísticos mais importantes do mundo está levando à diante um projeto de popularização das obras de seu acervo, digitalizando todos os trabalhos em alta resolução e disponibilizando-os em seu site na internet.

A primeira fase desse projeto foi concluída recentemente, e ela consistiu na digitalização de toda a obra do pintor Francisco de Goya presente no acervo do museu. É a reunião mais importante das obras do artista espanhol existente no mundo.
Todas as pinturas mais representativas de Goya estão na coleção do Museu do Prado, e daí a importância da iniciativa.

Os trabalhos estão divididos em quatro categorias, sendo elas Pinturas, Desenhos, Gravuras e Documentos.

Saturno devorando um filho.
O segmento dedicado às pinturas certamente é o mais importante. Nele estão presentes, por exemplo, as duas telas mais expressivas da obra do pintor, Dois de maio de 1808 ou a luta com os mamelucos e o Três de maio de 1808, ou os fuzilamentos de Madri, duas obras que retratam a violência da ocupação francesa à Espanha durante as guerras napoleônicas em dois momentos decisivos: a resistência aos franceses e o fuzilamento dos vencidos. Essa última, em particular, pela dramaticidade da cena, é tida como a maior das obras-primas de Goya.
Outro agrupo de pinturas importantes são as chamadas ‘pinturas negras’, dedicadas a temas violentos e sombrios, bastantes presentes na obra do artista. Entre elas destaca-se a perturbadora pintura mitológica Saturno devorando um filho, representando o titã grego que, ao saber que estava condenado a ser deposto por um de seus filhos, passa a devorá-los logo após o nascimento.

Outro trabalho representativo é O Grande Bode. Essa obra foi originalmente um mural feito por Goya para decorar uma das paredes de sua casa, a Quinta del Sordo. Pelo fato de não ser uma encomenda, a obra revela maior liberdade na escolha de temas e na execução das técnicas, revelando bem o potencial do pintor. A composição mostra um grupo de figuras pintadas com um aspecto animalizado, reunidas em torno de um grande bode negro, personificação do demônio. É um assunto tipicamente folclórico que interessava Goya, inspirado nas superstições religiosas dos camponeses espanhóis.

Mais tarde, o mural foi transposto para tela, não por Goya, como se poderia supor, mas por Salvador Martínez Cubells, por encomenda de um banqueiro belga, admirador de Goya. O capitalista pretendia vender a obra na Exposição Universal de Paris, de 1878, mas, sem conseguir um comprador, acabou doando a tela para o Museu do Prado. Posteriormente, o mural original se perdeu, e a tela de Cubells tornou-se o único registro desse trabalho.
Como essas pinturas há outras, como Dois velhos comendo, que chama a atenção pelas deformações expressivas das duas figuras monstruosas e cadavéricas, de trajes miseráveis, durante uma refeição. Uma obra tida como uma antecipação dos rumos futuros que tomaria a pintura durante o modernismo.

Os grupos pictóricos presentes no acervo do museu estão divididos em subcategorias. São eles: Assuntos históricos, Pintura Alegórica, Pintura Religiosa, Pinturas Negras, Pinturas de Gênero, Retrato, As Majas, Desenhos para Tapeçarias, e ainda outro grupo dedicado às Cópias, seguidores e imitadores de Goya.

Além das pinturas, outro destaque importante da coleção digitalizada pelo museu são as séries de gravuras de Goya, tão famosas quanto suas pinturas. Ao longo da vida, Goya executou cinco diferentes séries de gravuras, organizadas em torno de determinados temas. Os mais importantes entre eles são Tauromaquia, Caprichos e Desastres da Guerra.
Tauromaquia, como o título sugere, tem ao centro, a grande presença dos touros na cultura espanhola. A série mostra desde cenas de caça até as tradicionais touradas, em imagens que chamam atenção pela vivacidade das cenas.

Caprichos foi uma série proibida na Espanha monarquista. Ela apresentava um conjunto de imagens alucinatórias e caricatas que expunham toda a decadência da aristocracia espanhola, executada anos antes da queda da monarquia com a ocupação francesa.

Desastres da Guerra, por sua vez, era um retrato realista e violento das atrocidades que Goya presenciou durante a ocupação das tropas napoleônicas na Espanha. A série é toda ela uma crônica da guerra em imagens, um verdadeiro trabalho de reportagem realizado pelo artista. Há os cadáveres abandonados nas estradas, corpos torturados, dependurados nas árvores, cenas de estupros promovidos pelos soldados franceses, as execuções, os enfrentamentos entre a população desarmada e os soldados. O sadismo, as barbaridades e horrores de todos os tipos são revelados aí pelo pintor, em uma obra-prima antibelicista.

Essas e muitas outras obras podem agora ser conferidas na íntegra e em alta resolução no site do museu. Basta acessar o endereço www.museodelprado.es/goya-en-el-prado

Nenhum comentário:

Postar um comentário